sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Como definir quantos convites encomendar


Vamos conversar sobre como saber quantos convites encomendar (Quantidades para convites de casamento).

Nós sempre falamos para nossos clientes que a melhor maneira de não errar é fazendo a lista de convidados antes de encomendar os convites, mas quem disse que tudo é tão simples. Não dá para lembrar de todo mundo na primeira lista, nem sempre dá tempo de conversar com as famílias para saber quem realmente precisa ser convidado e quem vocês gostariam que também estivessem na festa.

Eis aqui algumas sugestões:

1) Dividam a lista em quatro partes:
a. Família da Noiva
b. Família do Noivo
c. Amigos
d. Pessoal do Trabalho

2) Marquem um jantar com cada uma das famílias ou até aproveitem algum evento familiar, tipo um aniversário e tentem juntar a família para definir aqueles que devem estar presentes. Não precisa ter nomes completos e exatamente como vão aparecer no convite. É apenas uma prévia da lista.

3) Quanto aos amigos e pessoal do trabalho, cada um pode fazer a sua lista e daí vocês se juntam para ver se não tem nomes em duplicata.

4) Se você tiver um irmão(ã) que se casou recentemente, veja se ele(a) ainda tem a lista do casamento dele(a), é uma boa maneira de poupar tempo, com a lista dele(a), você terá a maior parte da lista da sua família e o que é melhor: já com nomes e sobrenomes.

5) Espere uma semana e converse com todos novamente e veja se alguém se lembrou de algum convidado que ficou de fora.

6) Agora sim, você já tem uma idéia do número de convidados. Só que é importante lembrar depois da lista concluída, que a gente sempre esbarra em alguém que foi esquecido.

7) Conte o número de convidados na lista e acrescente pelo menos uns 10 a 15 % a mais para a encomenda dos convites.

8) Antes até de fechar, procure calígrafos. Faça cotação, pergunte o prazo e não deixe de perguntar quantos convites eles pedem para perda. Lembre-se é um trabalho manual, sujeito a perdas. Se o(a) calígrafo(a) te pedir 10% a mais para perdas, não conte com eles para inclusão de nomes. Peça então uns 20% a mais, 10% para ele(a)e 10% para os nomes de última hora.

9) Terminada esta etapa, é hora de fazer a lista definitiva. Agora sim, procure saber os nomes completos e se possível os endereços e telefones. Mas isso é assunto para outro post.

10) Agora, se vocês não tiverem como esperar a lista ficar pronta para encomendar, e têm apenas o número de convidados que vão receber, sugerimos a seguinte conta: divida o número de convidados por dois. Essa conta funciona na maior parte das vezes, mas não é segura!!! Leva-se em conta que a maior parte dos convidados vai em pares, que existem algumas famílias e que alguns vão sozinhos a festa. Então se for optar por essa solução, encomende um pouco a mais.

11) A maioria das gráficas tem um mínimo a ser encomendado, tanto na primeira encomenda quanto na segunda, se for necessário mandar fazer mais. Quando for fechar os seus convites pergunte quanto sairia se comprasse 10% a mais e quanto sairia se precisasse fazer um novo pedido e também qual a quantidade mínima para encomenda. Às vezes, vale mais a pena pedir uns 20 convites a mais do que ter que encomendar 50 convites. Aqui na Art Invitte Convites a encomenda mínima é de 50 convites.

Qualquer coisa estamos à disposição, se tiverem dúvidas não deixem de nos consultar.

Art Invitte Convites - http://www.artinvitte.com.br/
Convites para casamento - Convites para 15 anos - Convites para bodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário