quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cartão de lista de presentes, fazer ou não fazer?


Há algum tempo atrás, seria um desrespeito colocar o cartão de lista de presentes no seu convite. Hoje, é raro receber um convite sem esse cartãozinho. Mas, a maioria dos experts em etiqueta diz que não se deve colocar, então como resolver o dilema?

O tempo parece passar cada vez mais rápido, quem tem tempo de sair de loja em loja escolhendo um presente? Isso sem falar que, sem conhecer bem o casal, é difícil saber do que eles gostam.

Outra grande vantagem dos cartões de lista, é a possibilidade de se trocar com mais facilidade os presentes duplicados ou até aqueles que não agradaram.

Não há como negar que aqueles varal de cartõezinho realmente fica feio, então como resolver esta questão?

Se você for fazer confirmação de presença, peça à pessoa que for atender para informar os locais onde as listas estão disponíveis. Uma segunda opção que está bem em moda, é produzir um site com informações sobre o evento, como mapas da igreja e da festa, confirmação de presença, lista de desejos, outras informações legais sobre o casal, e então colocar nesse site o local onde as listas estão disponíveis, você pode até colocar um link para os sites das lojas.

Se nenhuma dessas opções for possível e você ainda assim preferir colocar o cartão, escolha um cartão pequeno, bem delicado e que seja o mais direto possível.

Pedir dinheiro no lugar de presente, nem pensar!!! Nós já fizemos alguns cartões assim, mas realmente não pega bem, ainda que os noivos residam em outro lugar. Não há como ser delicado num cartão assim, afinal faz parecer que você está convidando apenas pelo dinheiro.
Art Invitte Convites - www.artinvitte.com.br
Convites para casamento - Convites para 15 anos - Convites para bodas

Um comentário:

  1. Por mais que segundo a etiqueta seja deselegante colocar o nº da conta corrente, como opção no cartão de lista de presentes, acredito que os tempos são outros, as regras de etiquetas são regras que devem ser adequadas com o tempo, e não parar de forma que venha a prejudicar as pessoas porque simplesmente são "regras".
    Em uma festa de casamento se gasta bastante, e vc pensa em cada convidado, sem falar que tem pessoas que não têm idéia do que vai agradar à "duas" pessoas. Então é totalmente aceitável disponibilizar o nº da conta como forma de mais uma opção aos convidaos!

    ResponderExcluir