quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O que é Silk Screen (serigrafia)?

Silk Screen ou Serigrafia (em português) é um processo gráfico. Ele permite impressão em diversos tipos de materiais, como papel, plásticos, tecidos, enfim todo tipo de material, plano ou não.

Em gráfica usa-se mais para impressão de imagens e textos em uma cor, apesar de ser possível imprimir em mais de uma cor, seja por composição de cores, como no offset, ou imprimindo uma cor por vez.

Usamos muito a serigrafia como uma opção mais econômica que o offset, que é destinado a grandes tiragens (quantidades de impressão), e como uma opção ao relevo americano. A serigrafia não tem relevo e sua impressão pode ser fosca ou brilhante. Dentre os processos de serigrafia, existe um tipo de tinta chamado epóxi, que pode ser impresso com relevo e tem um acabamento bem brilhante, mas falaremos desse tipo de impressão outro dia.

O processo serigráfico é bem simples, imagine uma moldura de quadro e um tecido bem esticado colado nessa moldura, isso é uma tela de serigrafia. A esse tecido é aplicado um produto, chamado emulsão, que é sensível à luz. Coloca-se em uma mesa de luz, o fotolito e a tela por cima. Onde estiver preto no fotolito a emulsão não será sensibilizada e onde passar a luz, a emulsão se endurece. Lava-se com um jato bem forte de água para retirar todo o excesso de emulsão das partes em que não endureceu. Essas partes que ficam sem emulsão ficarão permeáveis e ao aplicar a tinta, ela passará apenas por esses espaços onde não tem emulsão. A tinta é empurrada com um rodo sobre a superfície da tela.

É uma explicação bem suscinta, espero que tenha conseguido resumir bem.

Algumas vantagens da serigrafia é a possibilidade de se imprimir cores como prata e o dourado em papéis escuros, também é possível imprimir cores claras nos papéis escuros, mas, nesses casos, é preferível a utilização da tinta epóxi, pois ela cobre melhor o papel, não ficando transparente.

Usamos muito a serigrafia para impressão em acetato e em alguns modelos tem até três cores, usamos também para estampar os envelopes, com desenhos ou iniciais.

Outro processo em que usamos a serigrafia é nos monogramas em relevo seco com tinta, como na foto ao lado, usamos muito em pérola, prata e dourado.

Art Invitte Convites - www.artinvitte.com.br
Convites para casamento - Convites para Debutantes - Convites para Bodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário